A chinesa BYD prepara amplo pacote de investimentos para ganhar participação no mercado de elétricos da Europa e cada vez mais tem conseguido atrair o interesse dos governos da região. Prova disso é a disputa travada entre França, Alemanha e Espanha pela sede da fábrica de EVs que a empresa planeja construir no continente nos próximos anos.
Executivos da BYD estão em negociações diretas com representante do governo francês, mas a Alemanha e a Espanha também têm chances de levar a fábrica. O único país descartado até o momento é o Reino Unido, que perdeu a disputa pelo investimento por conta do Brexit (movimento de saída da União Europeia que dificultou transações comerciais com a região).
Detalhes sobre o investimento, como valores, ainda são desconhecidos. Certo mesmo é que a fábrica entrará em operação em 2025 e abastecerá todos os principais mercados da Europa. Para a região, especificamente, a BYD adotará a estratégia de construir fábricas novas e não aproveitar estruturas de outras marcas à venda.
Corre por fora ainda informação antecipada no fim do ano passado pela vice-presidente da empresa, Stella Li. De acordo com a executiva, os planos da BYD para a Europa podem incluir não apenas uma, mas duas fábricas. "Sim, e talvez não apenas uma, podem ser duas", disse Stella à época.
Com produção estabelecida localmente, os chineses serão capazes de fornecer maior volume de veículos ao mercado e, ao mesmo tempo, escapar das complicadas gestões alfandegárias ou possíveis sanções econômicas. A sede administrativa europeia da empresa, inclusive, já foi estabelecida na Alemanha no ano passado.
O portfólio europeu da BYD é composto atualmente pelos modelos Tang, Atto 3 e Han, todos elétricos e importados da China. Os novatos Dolphin e Seal começarão a ser vendidos por lá em breve.
BYD Dolphin, que virá ao Brasil, na versão para a Europa
Além da Europa, a BYD tem investido em novas fábricas em outras regiões mundo afora. Em março, por exemplo, lançou a pedra fundamental da nova planta que será erguida na Tailândia e que começará a operar em 2024. Por fora, anunciou também a construção de fábrica no Vietnã e iniciou negociações para estabelecer plantas nas Filipinas e na Indonésia. No Brasil, a marca estuda assumir a antiga fábrica da Ford na Bahia.
Fonte: Car News China
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